sexta-feira, janeiro 14, 2011

Amores para as puras


Assisti hoje a Os primos (1959), de Claude Chabrol, e uma cena em especial me chamou a atenção. É quando Florence está esperando para se encontrar com Charles, o primo de Paul que veio do interior passar um tempo na sua casa em Paris. Paul é um hedonista, vive rodeado de mulheres e fazendo festas na sua casa com amigos e prostitutas. Já Charles é um estudante de Direito bastante dedicado e apegado à mãe, está sempre a escrever cartas para ela, e procura um romance. Enquanto Florence aguarda a chegada de Charles, que havia ido fazer uma prova, Paul e um amigo dele, Clóvis, tentam convencê-la de que ela não era mulher para Charles, e que caso se casasse com ele se sentiria entediada e seria infiel. O auge da agressão travestida de sensualidade por parte de Clóvis é quando ele diz a Florence:

- Você não é mulher para ter grandes sentimentos, e sim para apreciar carícias.

Submissa, Florence concorda com Clóvis, e engata um affair com o hedonista Paul. Rende-se às vontades de Paul, curva-se diante de seus insultos e suas violências. Interessante notar que, na verdade, Florence não escolheu Paul, mas tão somente se submeteu a ele. Como se ela buscasse o amor, mas naquela sociedade ela não merecesse ser amada, já que não era mais "pura". O amor para as puras, os maus tratos e o sexo para as putas.

Assim, Florence permanece inconformada. A falta de sensualidade e o carinho de Charles, ou o sexo intenso e o desprezo de Paul? E Florence permanece solitária, deitada no chão vestindo apenas uma calcinha, fumando, letárgica devido aos orgasmos proporcionados por Paul, mas, presa como numa cela, desejando os afagos de Charles.

2 comentários:

Gomorra disse...

É o que venho aprendendo aos poucos: quem fica muito tempo indeciso numa ecsolha, termina por ficar só e nu! Por isso, viva os riscos intragáveis!

Amei a descrição, sempre quis ver este filme, está na minha lista preferencial desde já!

Claude Chabrol na cabeça, no corpo e na calcinha!

WPC>

tatiana hora disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
adorei a sua última frase!!!