sexta-feira, dezembro 31, 2010

Eis a hora do adeus

Ontem revi um grande amigo que está no Rio de Janeiro fazendo doutorado. Quando eu o conheci, a gente virava a noite na rua com a galera mesmo em tempo de estudar para o vestibular. E vejam só, agora ele não tem tempo pra outra coisa que não seja o doutorado e o emprego.

Não importa quanto tempo eu passe longe do meu amigo, ele é muito importante para mim. Eu sei que ele se preocupa. Eu me preocupo com ele. E a gente vai ter o que conversar mesmo ficando muito tempo distantes um do outro. Mesmo que muitas vezes nossos papos sejam muito nostálgicos, relembrando as estripulias da adolescência.

Mas o que me chamou a atenção mesmo no encontro de ontem foi quando, após me abraçar e se despedir de mim, ele ter olhado para mim e para os outros antigos amigos e dito, com um leve ar de chateação:

- Que coisa, né? Fico tanto tempo sem ver meus amigos e quando os revejo é assim, rápido.

Isso me deixou um pouquinho triste. Uma mistura de um tanto de tristeza com um tanto de saudade. E daí que eu conclui que nos próximos tempos eu vou me despedir assim como ele, que passa rápido e vai embora - Parto levando saudades e saudades deixando... E é aí que a voz do Lamartine Babo ressoa na minha mente... Uma hora essa cidade que tanto critiquei vai me dar o troco, como uma placa no limite do território dizendo: Aqui começa a saudade de Aracaju.

Serra da Boa Esperança, esperança que encerra
No coração do Brasil um punhado de terra
No coração de quem vai, no coração de quem vem
Serra da Boa Esperança meu último bem
Parto levando saudades, saudades deixando
Murchas caídas na serra lá perto de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus
Levo na minha cantiga a imagem da serra
Sei que Jesus não castiga o poeta que erra
Nós os poetas erramos, porque rimamos também
Os nossos olhos nos olhos de alguém que não vem
Serra da Boa Esperança não tenhas receio
Hei de guardar tua imagem com a graça de Deus
Oh minha serra eis a hora do adeus vou-me embora
Deixo a luz do olhar no teu luar
Adeus

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

"rápido", eis a palavra que encanta e apavora.

Linda postagem...
Estás a se superar...

WPC>