sexta-feira, agosto 13, 2010

Já dizia Dom Quixote...


Nesta madrugada de insônia (e qual madrugada não é?), assisti a Irmãs Munekata (1950), de Yasujiro Ozu. Não pude deixar de reparar numa personagem em especial, Mariko Munekata. Ao contrário de sua irmã Setsuko Munekata, que segue os bons modos de esposa exemplar e vive em função de agradar o marido alcóolatra desempregado (ela ironicamente sustenta a casa com um bar), Mariko é cheia de trejeitos de moleca, vive dando a língua, gosta de fumar, e em certo momento chega a reverenciar Shakespeare citando Hamlet de modo bastante inusitado: 'Beber ou não beber: eis a questão'. No bar da irmã-Amélia, onde Mariko trabalhava inclusive, havia escrito na parade a seguinte frase, em inglês mesmo: I drink upon occasion, sometimes upon no occasion. Dom Quixote. Eu ri... ri muito...

Daí que eu lembrei da brilhante ideia de Jadson de abrirmos um bar eu, ele e Nina. (Foi Jadson mesmo ou foi Nina quem pensou nisso?). Ao que um dos dois respondeu: Já viu abelha negociar com mel?

PS: Preciso ler Dom Quixote com urgência. Algo me diz que um personagem que tem visões com moinhos de vento e profere algo como a frase citada anteriormente me provocaria muita simpatia.

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

(risos)
(risos)

Ah, Ozu que salva vidas! (hehehehhe)

E, depois de ontem, estou na lista daqueles que PRECISAM ler "Dom Quixote" (risos)

E, do bar de vocês, bem que eu poderia ser cliente (hehehehe)

WPC>