domingo, agosto 22, 2010

Domingo com comédia romântica


Estava almoçando assistindo a The Big Bang Theory, um dos meus seriados favoritos, quando vi que ia passar uma comédia romântica na Warner Channel. Pensei: é de um filme besta assim que preciso nesta tarde de domingo!

Apesar de bobinho na maioria dos aspectos, Uma coisa nova (2006), de Sanaa Hamri, traz algumas coisas surpreendentes para um filme de comédia romântica. Está certo que apresenta uma estética bem quadrada, e aquele velho final de roteiro com dead-line, e diversos atores que deixam muito a desejar, além de personagens previsíveis, poréeem, trata-se de um filme que debate os problemas de um relacionamento inter-racial sem cair no lugar comum que seria típico de um filme como esse.

Afinal, Kenya é uma mulher negra e rica bastante dedicada ao trabalho, com ares de sou-independente-e-tenho-dinheiro, enquanto Brian é galego, cuida de jardins, adora seu cachorro e é muito simples. Quando eles marcam um encontro às cegas, ela o abandona em cinco minutos pelo simples fato de ele ser branco. Até que eles se encontram por acaso numa festa e ela, após elogiar o jardim que ele tinha feito para um ricaça, o contrata para reformar o jardim da sua casa.

Enfim, eles demoram a finalmente irem para cama, e uma coisa que eu achei muito inusitada foi ele pedir a ela para ver o seu cabelo como ele realmente era. Kenya, apesar de aparentemente se orgulhar de ser negra, escondia seus cabelos embaixo de apliques de cabelos lisos. Ela se enfurece com o comentário e pede para ele ir embora, só que depois muda de ideia e deixa os seus cabelos naturais à mostra.

No geral, eu gostei do filme. E devo confessar que gosto de várias comédias românticas, a exemplo de O casamento do meu melhor amigo (que não acho um filme mediano, mas bom de verdade), Amor por acidente, Excesso de bagagem, O diário de Bridget Jones... Tenho a impressão de que, apesar de as comédias românticas caírem muito no lugar comum, geralmente são um pouquinho mais inteligentes do que os filmes românticos.

Um comentário:

Gomorra disse...

Não conheço este filme ainda, mas confesso que também tendo ao gênero aos domingos. Acabo de ver FÉRIAS FRUSTRADAS DE VERÃO (2009), do Greg Mottola, e Deus, que filme lindo! Ainda estou com o Lou Reed nos olhos! (risos)

Da próxima vez que eu passar pela Warner, verei os horários deste filme que recomendaste, visse? E até gosto de O CASAMENTO DE MEU MELHOR AMIGO, mas prefiro a obra-prima australiana do diretot, O CASAMENTO DE MURIEL, sublime!

wpc>