quarta-feira, agosto 25, 2010

Berlim, sinfonia de uma metrópole (1927), Walter Ruttmann


Walter Benjamin definia a experiência da modernidade através do conceito de choque. Em Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo, Benjamin descreve o choque como a sobrecarga sensorial dos habitantes das metrópoles em face da atmosfera de excessos de estímulos. E é o cinema a arte que imita esse modo de percepção efêmero e fragmentário característico da modernidade.

O palco da modernidade é a cidade, e é por isso que o documentário poético Berlim: sinfonia de uma metrópole termina sendo também um filme sobre a modernidade, e que ainda traz para a sua estética essa experiência de bombardeio de sensações. As ruas desertas do final da madrugada em Berlim logo são invadidas pela multidão que se atropela entretida numa intensa vida ocupacional. Concomitantemente, a montagem adquire um outro ritmo, mais rápido, a música assume tons estridentes, e o espaço se fragmenta por meio da montagem picotada.

E Berlim: sinfonia de uma metrópole é um filme sobre a modernidade especialmente por destacar determinados signos referentes a elementos-chave desse momento histórico: a explosão demográfica (aglomeração humana nas ruas de Berlim), os meios de comunicação (telefone), os meios de comunicação de massa (imprensa), os meios de transporte (carros, trens, bonde), o industrialismo (as fábricas) e a cultura do consumo (as vitrines das lojas).

Mas se o filme parece em certos momentos apresentar uma visão apaixonada das paisagens das cidades e mesmo das máquinas, em certo momento o documentário cede à encenação para mostrar um suicídio. Uma mulher sobe numa ponte, vemos o seu rosto desesperado em primeiro plano, temos uma subjetiva do rio e uma elipse conduz a uma subjetiva a partir de um carro descendo a montanha russa, e com essas imagens justapostas a montagem produz uma metáfora sobre o estado de espírito daquela mulher, para vermos em seguida as águas plácidas do rio e as pessoas que se aglomeram na ponte, testemunhas do suicídio. Ao que eu me pergunto: tal mulher seria a expressão do estado de espírito daqueles que vivem nas metrópoles?

3 comentários:

Gomorra disse...

Respondo sim à tua pergunta, mas... Algo no filme me perturnou negativamente: ele parece apologético à modernidade, num viés bem diferente do posterior (e mui superior ) UM HOMEM COM UMA CÂMERA.

Digo mais: esta cena que postaste em foto aparece em tua cópia do filme?! Na minha não... Nem som... Nem crítica no sentido lato. Não que eu tenha desgostado do filem (não tem como, ele é maravilhoso), mas... Discordei do tom adotado pelo cineasta - se bem que sua biografia epxlica muita coisa...

WPC>

tatiana hora disse...

a cena do suicídio aparece na minha cópia... mas não assim como na foto...
concordo, O homem com a câmera é muito melhor e um dos motivos é o que você apontou.

Pseudokane3 disse...

A cena do suicídio aparece na minha cópia também (e é foda, como descreveste), mas esta da foto de divulgação é que não encontrei... O filme me pareceu taõ... Ai, como digo: convencional no plano do plano (risos)

WPC>