quinta-feira, fevereiro 03, 2011

As sereias


Há um episódio bastante conhecido da Odisséia, de Homero, em que Ulisses pede para que seja acorrentado com o intuito de não ser seduzido pelo canto das sereias e assim evitar se lançar ao mar. Em Ulisses, de James Joyce, o décimo primeiro capítulo se dedica a parodiar as sereias de Homero. É quando diversos personagens que haviam aparecido anteriormente se encontram no bar Ormond, que conta com duas garçonetes, Mina Kennedy e Lydia Douce, que representam as sereias.

Ao ver Leopold Bloom se aproximando do bar, Douce comenta com Kennedy que o considera asqueroso. E desabafa: Ó meu Jesus! Os homens não são mesmo uns tremendo idiotas? Apesar da demonstração de desprezo por Bloom da parte de Douce, fica evidente que ela o admira a partir de um comentário da senhorita Kennedy: Será que algum dia você vai esquecer o olho esbugalhado dele?

No bar, surge o sr. Lenehan perguntando às garçonetes se Blazes Boylan lá esteve à procura dele. Lenehan encontra Simon Dedalus no bar, e comenta sobre Stephen Dedalus. Simon demonstra que não está feliz com o fato de o filho andar na companhia de Buck Mulligan.

Na porta do bar, há uma clara referência à Odisséia. Enquanto Leopold Bloom se lembra da correspondência enviada pela sua amante Martha ao seu pseudônimo Henry Flower, ele avista um cartaz. O sábio Bloom vislumbrou na porta um cartaz, uma sereia ondulante fumando no meio de ondas atraentes. Fumem, sereias, a baforada mais fresca de todas.

O garçom Pat canta, sussurando, para a garçonete Douce: As estrelas brilhantes empalidecem... desponta a manhã... A chegada de Blazes Boylan é narrada fazendo referência à sua riqueza e seu charme para com as mulheres. Os elegantes sapatos castanho-amarelados de Blazes Boylan rangeram no chão do bar ao caminhar. Sim, ouro de perto ao lado de bronze de longe.

Tão logo Blazes Boylan canta a garçonete Douce, mas lamenta o fato de ela ser tão pequena. Ao que ela responde: Os melhores perfumes nos menores frascos. Para seduzir Blazes Boylan e Leneham, Douce ergue a ponta da saia e solta a liga de elástico sobre sua coxa... Depois diz para Boylan: O senhor é a essência da vulgaridade. Diante desta cena, Blazes Boylan tem uma ereção em pleno bar.

E então o padre Cowley começa a tocar piano, enquanto ressoa a voz de Ben Dollard: A tristeza parecia me abandonar... Cheio de esperança e todo encantamento... Mas, ai de mim, era um sonho vão... Enquanto ouve a canção, Leopold Bloom tem pensamentos eróticos com Martha: Tocando-a, atochando-a, tamponando-a, trepando nela. Trepar. Poros a se dilatar se dilatando. Trepar. A alegria, o sentir calor o. Trepar. Derramar por sobre as comportas jatos torrenciais. Inundação, jato, fluxo, jatodealegria, tremulardecópula. Aí está! Linguagem de amor.

Bloom se divide entre o desejo por Martha e o ciúme de Molly Bloom, sua esposa. Recorda um momento em que estava num teatro assistindo a uma ópera, quando Molly Bloom se reclinou para olhar o concerto e um cavalheiro se deteve sobre o seu decote através de um binóculo. Assim, sabemos que as sereias que realmente envolvem Leopold Bloom não são Mina Kennedy e Lydia Douce, mas sim Molly Bloom e Martha, que se encontram distantes do bar, porém tatuadas no seu espírito.

Imagem: Ulisses e as sereias, de Herbert James Draper, de 1909.

Um comentário:

luci disse...

uhuul consegui acha alguma coisa de sereias pro trabalho de filosofia =D