segunda-feira, janeiro 26, 2009

Odeio cinema

Quando eu digo que gosto muito de cinema, logo muita gente conclui que adoro ir ao cinema. Pode parecer meio óbvia essa dedução lógica, mas não é. Nesse sábado fui assistir a Repulsa ao sexo, do Polanski, à meia-noite em pleno Pré-Caju, e lembrei-me exatamente do porquê de eu quase nunca ir ao cinema.

Primeiro: o valor do ingresso.

Segundo: a qualidade dos filmes exibidos nas salas de cinema multiplex. Os mesmos blockbusters de sempre. Muito raro ver um filme como Repulsa ao sexo sendo exibido num multiplex.

E terceiro, e o mais importante, em se tratando de cinema eu sou COMPLETAMENTE anti-social. Pra mim cinema é pra estar com os olhos e os ouvidos totalmente dedicados ao filme. Em salas de cinema muitas pessoas parecem não entender isso.

Durante a exibição de Repulsa ao sexo não faltaram engraçadinhos com comentários brilhantes a exemplo de "essa é daquelas que gostam de apanhar" e "ela curte ser esTRUpada", falando da personagem principal do filme. Havia um cara que não cansava de mostrar todo a sua FLUÊNCIA da língua inglesa, e insistia em dizer "olha, ela disse I can't, I can't... agora ela falou I'm afraid, ela tá com medo de alguma coisa". E eu que achava ruim a tradução simultânea de Joe Feitosa e daqueles tradutores do Oscar tentando acompanhar as piadinhas sem graça dos famosos "estonteantes"(cerimônia chatíssima per si).

Agora me diga: se eu posso baixar filmes maravilhosos da internet e vê-los no mais completo silêncio, pra quê diabos eu vou assistir a Xuxa não sei o quê lá no cinema e ainda aguentar "críticos" na projeção do filme?

5 comentários:

Anônimo disse...

mermão, eu tenho ÓDIO de quem fala durante o filme.

tá ligada que há vários anos um cara nos estados unidos entrou com uma metraladora e saiu matando meio mundo de gente? certeza que ele era que nem a gente: adora ver filme em silêncio.

Anônimo disse...

Eu também odeio salas de cinema. Mas além do preço do ingresso e do falatório, meu motivo maior é a impossibilidade de passar ou voltar o filme. Sempre passa algo despercebido ou não se satisfaz me desejo de rever uma cena de imediato. E ae mulher o que vocâ achou do filme do Polanski? Houve uma época em que assiste vários filmes do Polanski. Na verdade, lembro muito pouco desse. Se não estou enganado, existe uma cena que é a protagonista passeando pelas ruas, e o que me admirou foi a harmonia da trilha sonora com o "rebolar" dela. Vou rever novamente. E o "Inquilino" já assitiu?

tatiana hora disse...

gostei bastante do Repulsa ao sexo.
ele tem um começo aparentemente anti-narrativo, mas não é. tudo que ele fornece no início do filme apresenta informações sobre a personagem e sobre a história que será contada.
o filme penetra pela paranóia de uma mulher que não consegue ter relações sexuais, tem aversão ao sexo masculino, e toda noite sonha que está sendo estuprada. o polanski mescla terror com trash, as cenas dos sonhos de estupro são muito bem pensadas (primeiros planos sobre mãos agarrando lençol, câmera com muito movimento, o som angustiante do tic tac do relógio até estourar no despertador que toca de manhã). fora que ela é uma personagem extremamente complexa, que, ao mesmo tempo em que sente repulsa do sexo, cheira roupas íntimas do namorado que passou a noite inteira comendo a irmã. e o final, o final é muito bom! ele não explica nada. por que ela era tão maluca? quem sabe! a gente só vê uma fotografia (que já havia aparecido anteriormente no filme), da qual a câmera se aproxima cada vez mais num zoom até ressaltar os olhos paranóicos da nossa heroína quando ainda criança.
pra mim ficou a pergunta: ela sofreu abuso sexual quando pequena?
muito bom!

tatiana hora disse...

ah! não vi O inquilino ainda.

tatiana hora disse...

sim Jun, você não vai revelar sua identidade?? kkk