sexta-feira, setembro 24, 2010

Morangos


Na padaria, vi que os morangos estavam com um preço bom. Resolvi comprá-los. Lembrei-me de Caio Fernando Abreu, Morangos mofados, livro que apresenta textos reveladores sobre o atual momento da minha vida. Dia desse comecei a chorar ao ler um dos seus contos para uma amiga por volta das três da manhã. Naquela madrugada comemos morangos.

Como eu adoro morangos! Uma fruta doce e amarga, gostosa não só pelo sabor, mas também pela maciez com que afaga os dentes. Uma das minhas favoritas.

Bela, vermelhinha, me parece uma fruta tímida e sensual. Morango me lembra intensidade, o signo de áries, Almodóvar. E combina bem com chocolate e vodca. Juntos são um afrodisíaco.

E escrevo aqui enquanto como morangos. Lembro que quando criança colecionava papéis de carta da Moranguinho...

3 comentários:

Nina Sampaio disse...

Ah! Foi tão bonitinho a gente lendo, comendo e chorando. Tão "somos mulheres dos trópicos. Fudeu". Tenho sempre ou quase sempre morangos em casa. Gosto deles também, se bem que não são as minhas frutas prediletas. Mas, suas combinações são fantásticas: com vinho, com chocolate, com leite condensado, com creme de leite e champanhe...Hum... E eu também tinha desses papéis de carta. Tinha inclusive um caderno da Moranguinho com cheirinho e tudo.
Bjs!

Nina Sampaio disse...

Inclusive uma das primeiras cartas de amor que recebi foi de um menino bem gay (Aron) e com letra feminina num papel de carta da Moranguinho. Ele andava entre a gente (as meninas) e também colecionava papéis de carta. Guardo a carta até hoje. Não compreendia como um menino-menina podia me escrever uma carta de amor tão de menina...Mas, eu adorei a cartinha! E ainda tenho a minha pasta de papéis de carta.

Gomorra disse...

A Moguinho é uma personagem icônica, mas eu não aprecio com a mesma veemência o sabor dos morangos reais... Dos derivados, eu gosto muito, mas, do morango em si, falta algo... Ou sobra amargor, não sei... Com leite condensado, fica uma delícia!

Como tal, não sou de todo fã de MORANGOS MOFADOS. Amo alguns contos, os que me pungem ("Sargento Garcia", "Quarta-Feira de Cinzas"), mas outros me pareceram... ai, ai, como digo? "melancolicamente forçados". Ou talvez fosse só pirraça minha, no dia em que li...

Mas ele é um excelente autor - e, com certeza, eu também teria comprado as mesmas frutas que ti... E bem que acharia de bom grado estar ao teu lado agora.

WPC>