domingo, setembro 26, 2010

Contra a liberdade de imprensa

*este post é um desabafo*

Após as reclamações públicas de Lula com relação ao alastramento de escândalos envolvendo o seu governo publicados em veículos como a Veja, Folha de São Paulo, Estadão, Rede Globo, etc, propagou-se nessa mesma mídia uma onda de suposições quanto ao perigo pelo qual passa a democracia, o que incorre num medo em relação a um governo nas mãos de Dilma Rousseff. É aí onde entra a tão falada liberdade de imprensa... Um conceito que confunde exercício da democracia com abuso de poder realizado pelos veículos de comunicação.

É por isso que eu gostei quando o candidato do Psol, Plínio Sampaio, reclamou na Rede Globo por não participar das entrevistas que estavam sendo feitas no Bom Dia Brasil com os candidatos, com duração de 20 minutos, e ter apenas dado uma palavrinha de três minutos. E mais: na entrevista em questão, o teor de combate à ideologia socialista era nítido. Só faltou o jornalista virar para a câmera e dizer: O socialismo não funciona. Isso não é ideológico? Isso é imparcial? Claro que não né! É por isso que achei ótima a iniciativa de O Estado de São Paulo assumir publicamente neste domingo que está a favor da candidatura de Serra. Mais veículos deviam fazer isso, como a Folha por exemplo.

É por isso que é importante lembrar que quando estamos falando de liberdade de imprensa, estamos falando de liberdade de empresa. Sim, porque eu e você sabemos que eu sozinha num veículo não tenho liberdade porríssima nenhuma. Só estou ali pra concordar com a linha editorial e receber o meu salário. Experimente exercitar sua "liberdade". Talvez lhe mandem pro RH por "corte de gastos".

A liberdade de imprensa que eu vejo por aí sabe qual é? É a liberdade do jornal que passa por cima dos direitos humanos pra atingir recordes de vendas, a liberdade só de fachada de emissoras "públicas" que não podem falar um ai contra o governo, a liberdade de jornais que são azuis ou vermelhinhos e uns parecem oposição encomendada e os outros espelhos da agência de notícias do governo.

E digo mais: jornalistas se consideram acima do bem e do mal na hora de criticar governantes, mas quando eles mesmos são alvo de crítica, ó, tadinhos, vamos voltar à ditadura militar. É aí quando eu me lembro que algum ditador, não recordo agora qual, disse certa vez que assistir ao Jornal Nacional era relaxante, porque parecia que o país ia muito bem. Isso mesmo, enquanto tantos afundavam em merda!

Meus parabéns! Grande bosta de liberdade de imprensa!

E é por isso que eu não defendo a liberdade de imprensa. Pra mim todos eles querem é liberdade de EMPRESA. Na boca desses abutres (que os abutres me perdoem, o que vale é a metáfora), que quando veem historinha de criança lançada de prédio vibram com manchete e fazem espetáculo para lucrar com a miséria humana, o termo liberdade de imprensa é uma piada.

Um comentário:

Pseudokane3 disse...

Faço minhas as tuas palavras...
Imprensa começada com E de empresa é o cúmulo!

WPC>