sábado, setembro 18, 2010

Detalhes



Assisti hoje à noite ao filme Look back in anger (1956), de Tony Richardson, e uma cena em particular me emocionou. Trata-se do momento em que Jimmy, um homem bastante agressivo, converte-se num amante vulnerável ao dizer à sua esposa, Alison, a seguinte frase:

- O amor é assim... Até as suas pequenas frivolidades, querida, são para mim tão essenciais...

De cara eu me lembrei de certa conversa que tive com Nina a respeito de idiossincrasias... E de como, quando amamos, prestamos atenção aos detalhes, como se amássemos não uma pessoa inteira, mas fragmentos... Suas frivolidades nos chamam a atenção como se acaso fossem coisas extraordinárias. Afinal, as suas idiossincrasias revelam o seu modo de estar no mundo... E aí a gente se descobre amando manias, gestos... Um jeito de dormir, de acordar, de sorrir, de andar, de mastigar, um hábito... Até mesmo aquilo que poderia incomodar!

E aí que eu me lembro daquela música do Roberto...

Eu sei que esses detalhes
Vão sumir na longa estrada

Do tempo que transforma

Todo amor em quase nada

Mas "quase"

Também é mais um detalhe

Um grande amor

Não vai morrer assim

Por isso

De vez em quando você vai

Vai lembrar de mim...

3 comentários:

Gomorra disse...

Não vi o filme ainda não (ai, ai. vontade!), mas li a peça original em que ele é baseado e, nossa, dá para entender o porquê do baque mnemônico: coitada dela, a perosnagem, que quis assim, que quer assim... Que nem nós!

WPC>

Gomorra disse...

No Brasil, esta versão preciosa do Tony Richardson para a maravilha cruel do John Osbourne chamou-se ODEIO ESTA MULHER. Nem devo duvidar do porquê desta escolha titular...

Mauro é quem amava este filme. O aspecto cassavetesiano das imagens que tu escolheste não esconde a filiação dele ao tom do filme (risos)

Me empresta depois, visse?

Beijão!

WPC>

tatiana hora disse...

empresto sim!
beijos