quinta-feira, setembro 09, 2010

Ex-amigas



Poderia dar um título mais eufemístico ao post, mas não é o caso. De fato, depois de um certo tempo não há mais como disfarçar: aquela que foi minha melhor amiga na adolescência agora não passa de uma ex-amiga. E não, ela não traiu minha confiança. Já me magoou algumas vezes, acredito que a magoei também, mas não o suficiente para acabar com uma amizade. Primeiro: uma pessoa contribuiu para nossa separação. Havia dito que iria afastar nós duas e conseguiu. Mas não é só isso.

Somos como essas duas cadeiras. São duas pinturas de Vincent Van Gogh. As duas datam de 1888 e A cadeira de Van Gogh com Cachimbo é uma pintura na qual Van Gogh representa a si mesmo através da simplicidade do assento, enquanto A cadeira de Gauguin é uma cadeira mais luxuosa, com uma vela e sobre um tapete, que remete à pompa de seu amigo, o pintor francês Paul Gauguin. Certa vez, Van Gogh, que amava muito seu amigo Gauguin, o surpreendeu à noite empunhando uma navalha contra ele. Assustado, Gauguin foi pernoitar. Arrependido, Van Gogh decide cortar a própria orelha e a entrega a uma amiga prostituta, Rachel.

Está certo que minha amizade com a tal garota não era tão visceral, no entanto, certamente a diferença entre nós é que eu sou como a A cadeira de Van Gogh com o Cachimbo e ela é como A cadeira de Gauguin.

3 comentários:

Gomorra disse...

Gostei mais da segunda...

E, puxa, dá uma tristezinha quando acontece este tipo "natural" de separação, né? Ah, no teu caso, teve alguém que atrapalhou?!
Iiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiih...

Me lembrou a cena final de E SUA MÃE TAMBÉM.
Lindas pinturas.

WPC>

tatiana hora disse...

isso dá uma enquete: que cadeira você é?
kkkkkkkkk

Pseudokane3 disse...

Eu queria ser a segunda, mas acho que estou mais para a primeira mesmo...

WPC>