sexta-feira, novembro 09, 2007

Surpresas musicais


Surpresa número 1- Quando meu irmão, menino fanático por Radiohead por influência minha, veio me dizer que a banda tinha lançado CD novo, e que esse CD poderia ser adquirido por preço determinado pelo consumidor através do site do Radiohead, eu só pensei numa coisa: legal. Isso, legal, apenas. Na verdade, eu achava que o CD seria um albunzinho mais ou menos, nada comparado a um OK Computer da vida. Ora ora, na minha crença bandas boas vão ficando cada vez mais fraquinhas com o passar do tempo, e seu destino é ou terminar por intriga dos músicos ego-inflados, ou acabar porque o vocalista morreu de overdose, para então essas tão maravilhosas bandas ficarem na nossa memória como algo sagrado.
Esse não parece ser o caso do Radiohead. Esse é uma grupo que fica melhor a cada dia que passa. Escuto o som dos caras desde meus 16 anos, e já estou com 22, e mesmo assim eles não têm uma obra falida ou que perdeu a graça. Muito pelo contrário, esse novo álbum, o In Rainbows, me soa como o melhor CD que o Radiohead já fez. As músicas têm muito, mas MUITO feeling, e parecem ter sido feitas numa convulsão de idéias de seus autores. São músicas intensas, bastante intensas, tanto nas letras quanto nos arranjos, e há uma confluência entre essas duas intensidades.

Só digo uma coisa: por mim o Radiohead ficava assim, lançando álbuns novos sempre melhores até eu ficar bem velhinha.

Surpresa número 2- A primeira vez que ouvi falar do Sean Lennin foi na MTV, e sei que foi algo como "ele coloca elementos de bossa nova nas músicas, ele é fã do Tom Jobim". É isso. Pra mim ele era só o filho do John Lennon. Tá, ele era o filho do John Lennon que gostava de música brasileira. Pronto. No mais, não passava do filho de alguém famoso, que nem Sandy e Júnior, que nem Vanessa Camargo, que nem Maria Rita. E eu tenho um preconceito SERÍSSIMO contra filhos de famosos. Porque pra mim eles não passam de filhos de famosos, ou, pra ser mais exata, impostores.
Mas aí eu tava hoje ouvindo rádio, que eu tinha deixado de ouvir há muito tempo, mas agora retomei o costume por estar trabalhando na Fundação Aperipê, que abarca rádios Aperipê AM e FM, além da Aperipê TV. Pois bem, então eu estava ouvindo a Aperipê FM, e no programa Especial das 10, que traz parte da discografia de um único artista durante todo o programa, o homenageado de hoje era Sean Lennon. Depois de já ter ouvido uma música, e gostado muito por sinal, é que soube que o artista era o bendito filho de John Lennon. Ainda bem, porque senão eu simplesmente teria desligado o rádio e ido dormir ou fazer qualquer outra coisa que não fosse ouvir um suposto impostor. Mas o cara é muito mais do que o filho de John Lennon, ele é bom mesmo, sim. Até estou no momento baixando alguns álbuns dele.

Foi bom porque aprendi: nunca subestime o talento de filhos de artistas famosos. Quem sabe né?




9 comentários:

Calebe disse...

Ê, menina, e música é mesmo a coisa que eu precisava ouvir nesses dias que passaram, sabe? Ouvir para me deixar surdo para as vozes que nada poderiam dizer, que em nada poderiam acrescentar - O Descobrimento do Brasil e A Tempestade da Legião Urbana foram os discos que mais me ajudaram a ouvir o que precisava ouvir.

No último post, engraçado, eu poderia ter dito muito mais, e o que é melhor, dizer com sentido - começo, meio e fim - mas a idéia não foi essa, só mesmo um texto suspiro. Alguém consegue entender tudo o que vai em um suspiro? Igual no meu texto. Texto suspiro.

Mas logo eu volto com coisas de unidades.

Aê, legal uma coisa, saber do Radiohead. Vou dar uma passada no site para conferir. Que bom que você deu o toque.

Beijo, tenha um bom final de semana.

Ei, aliás, você se chama Tatiana, é? Tatiane? Eu não sabia - eu não sei, Tati.

Outro beijo,

Calebe

Anônimo disse...

Como eu adoro o Radiohead e não consigo ficar sem fazer uma propaganda dessa banda, indico um blog chamado Tarja Preta (http://www.tarjapreta.org/blog/), onde estão disponiveis alguns albuns do Radiohead, muito bom pra quem quer começa a conhecer essa grande banda. E pra quem já conhece e quer mais, tá aqui o link para o torrent (http://www.mininova.org/tor/739709) onde vcs vão encontrar muita mas muita coisa mesmo.

Anônimo disse...

O Sean Lennon eu nunca escutei mas, assim como vc, tinha uma opinião não muito boa sobre ele. Mas Se uma pessoa que escuta Radiohead e escreve coisas tão magnificas( seu último post foi fantástico, vc consegue exprimir Platão, Marx e Nietzsche, em poucas linhas melhor que meus professores em um périodo inteiro)Se alguém assim diz que gostou de Sean Lennon, isso vale pelo menos uma escutada!

Calebe disse...

Você se chama Tatiana. Me lembrei - tava na carta em français.

Abraço - tô indo visitar o Radiohead ali... -,

Calebe

Anônimo disse...

velho, não sei o que é, mas de boa, achei esse último cd fraquíssimo. lembro que era falar radiohead pra que eu ficasse meses e meses escutando um album só (que nem silverchair, que deus os tenha :~). só gostei de cum força mesmo de uma música, que é a videotape. alí, de verdade, que é foda. as letras desse ultimo cd são boas sim, mas as melodias.. achei uma coisa tão.. tão.. blé.

eu não passaria meses escutando esse cd não.

qnt ao sean lennon, eu nunca ouvi, sei nem pra onde dá. agora que, de boa, que filho de artista pra mim é só filho de artista, eu não vou conseguir tiar isso tão cedo da cabeça. subestimo. até que me provem o contrário.

e a programação da aperipe fm tá foda, né não? pqp. escute o programa de adelvan.

:*

e.m. disse...

Adorei o post!

É fato, o Radiohead não virou uma lenda musical qualquer, a exemplo dos Guns n' Roses com seu seu front-ego-man ou o Alice in Chains, grupo que tornou-se saudoso após a morte de seu vocalista. Pelo menos o AiC continua na ativa, já o Guns.. eterna espera. Pensei muito se o RH continuaria após o disco solo do Yorke. Adoro o Ok Computer, mas viajo muito no kid A!!

bjos ;**

Danilo disse...

ah, sim, tati, a propósito, tem um webcast de 9.11.07 do radiohead. É a apresentação caseira de In rainbows. Enfim, Link para a senhorita me achar um cara bacana: http://www.youtube.com
/watch?v=SoiFg9CxX8A
Tem mais coisa lá, procura que vale a pena.

Calebe disse...

Radiohead, Radiohead, Radiohead...

Grazielles disse...

De Radiohead não posso falar pq ouço pouquinho...

Mas o Sean eu já conhecia por conta de um tal site lastfm.com

É um site interessante que liga uma rádio que passa música de acordo com a tua preferencia musical... daí achei uma porção de banda que não tá na mídia e é show.

Enfim... no mais... só tenho uma ressalva: Falar de Sandy&Junior e Wanessa (que agora é com W sei la pq) ainda vá lá... mas Maria Rita é boa (quer dizer... pelo menos eu gosto). Sem mais por hora. Até a próxima!