segunda-feira, fevereiro 05, 2007

Café e CIA


Às três da tarde Dona Maria me traz o café. Velhinha baixinha, simpática, que de vez em quando traz seu pequeno sobrinho para o trabalho, tão parecido com ela e quase do mesmo tamanho. Dona Maria me traz o café como quem cuida de mim.

- Trouxe seu café, minha filha.

- Ôooo. Brigada, viu.

Ela gosta da minha cara de felicidade ao ver o meu querido e amado café chegar. Chateia-se até se eu estiver muito ocupada com alguma coisa e não me levantar logo para pegar a garrafa de café que ela deixa em cima do armário.

Não tem pra ninguém. Às vezes, meu colega de trabalho fumante se surpreende ao ver a garrafa vazia.

- Aí gosta de um café, viu. Poxa, T., deixe um pouquinho pra mim.

- Ok. Desculpe - e faço carinha de vergonha.

- Você fuma né?

- Uma vez por semana, uma vez por mês, uma vez no ano, depende. Mas não sou fumante fumante. A única carteira de cigarro que comprei, eu joguei fora, e não tenho isqueiro.

- Humm. É que tomar tanto café é coisa de fumante.

- Pois é.

Mas oras, por que diabos eu tomo tanto café? Ok. Estava refletindo também sobre o motivo pelo qual servem café em todos os trabalhos do planeta. Onde quer que haja pessoas em serviço, há garrafas de café e aqueles pequeninos copos logo ao lado. Não gosto de copos pequenos diacho, dêem-me um copo de verdade para eu enchê-lo de café!

Então. Acho que o café é pra manter a gente acordado, trabalhando. Principalmente na segunda-feira. Lembro que uma vez a mulher da cantina perto do trabalho só tinha suco de maracujá. Ninguém quis.

- Maracujá? Eu tenho que tomar café pra me manter acordada!- disse uma desconhecida da qual não me lembro da roupa nem dos aspectos, só do tom de voz exausto e indignado.

Café é uma arma do sistema, companheira.

3 comentários:

Interaubis disse...

e não é mera coincidência que a expansão da cultura do café tenha se dado junto com a expansão marítma portuguesa e espanhola que definiu a cara e os métodos do início da globalização...

a propósito, café eu também só tomo de balde!

hehe

Anônimo disse...

O café exorta as pessoas ao trabalho - geralmente tedioso. Eu não tomo café, com raras exceções (no Beto, p.ex.). Fumo moderadamente. Mas sou naturalmente preguiçoso - sem dúvida, quando eu começar a trabalhar (bate na madeira, isola!) vou me tornar "cafeólatra". =(

Não gosto muito da idéa de conspirações... Repito: é coisa de americano! Em que pese pareça inegável a associação entre o aumento do consumo do café e o desenvolvimento capitalista.

tatiana hora disse...

kkkkkkkkkkkk
afe, Diogo, não leve a sério BOA PARTE das coisas que eu falo!