quarta-feira, dezembro 13, 2006

Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças


Quem nunca fez bico, birrou, teimou, mas não acatou a posição da mãe, da professora, etc? Pois é, eu também. Só que agora alguns psicólogos dão nome pra isso, um tal de Transtorno de Conduta e o Distúrbio de Déficit de Atenção.

O Transtorno de Conduta se refere aos problemas com autoridade, no caso, crianças que não lidam bem com ordens e regras. Já o Distúrbio de Déficit de Atenção ocorre em crianças hiperativas, que não conseguem ficar paradas, são impulsivas, explosivas, e com dificuldades de concentração. Dizem os especialistas que um transtorno está relacionado ao outro, pois as crianças com DDA têm dificuldades no âmbito das relações sociais, são continuamente rejeitadas, e acabam por desafiar ordens como uma forma de chamar a atenção.

Pais levam essas tais crianças "neuróticas" para os consultórios de psiquiatras e psicólogos e adivinha o que acontece? Eles passam anti-depressivos e obrigam a criança a ir toda semana ao divã para falar de suas "angústias existenciais".

Agora, eu me pergunto pra quê tanta doença. Dizem quem tá se dando bem com isso são as indústrias farmacêuticas. É tanto transtorno de qualquer coisa, que daqui um dia as prateleiras das farmácias vão ficar pertinho do chão no meio do supermercado pras crianças pedirem à mãe seu anti-depressivo, assim como fazem com brinquedos. Exagero, eu sei, mas com tanto guri tomando remédio punk por quê diabos ainda existe aquele aviso na embalagem "Todo medicamento deve ser mantido fora do alcance das crianças"?

Coitadas das crianças! No mundo civilizado o que não faltam são normas, proibições, punições. Se elas não conseguem ficar sentadas decorando a tabuada em plena flor da idade, quando querem coisas interessantes e precisam de um aprendizado mais interativo, elas são doidas. Se elas ficam putas da vida de ter que ir pra escola onde desde o maternal escutam falar de vestibular, elas são doidas. São malucas e tristes, pobres coitadas!

Acabou-se a palmatória, mas agora elas são carinhosamente chamadas de sociopatas e engolem comprimidos que as deixam eufóricas e sonolentas todos os dias. E viva a (pós?)- modernidade!

19 comentários:

Anônimo disse...

Gostei do ponto de vista. Muito bom! Realmente, as indústrias farmacêuticas querem mesmo é vender mais. Como todas as outras, aliás. E não faltam justificativas para que vedam mais. Problemas socias? que recebam tratamento medicamentoso.

Por outro lado, veja bem, não sei de que fontes você buscou informação sobre o assunto, mas no que eu li sobre o TDAH, por exemplo, dizia que os anti-depressivos faziam parte do tratamento secundário desse transtorno - já que algumas vezes ele é acompanhado de depressão. Existem, sim, remédios específicos para ele, e inclue-se aí as anfetaminas - e não me pergunte por que diabos tratam de hiperatividade com anfetaminas! Me parece que o TDAH é um transtorno sério, que realmente torna a vida de seus portadores complicada. Claro que todos temos um pouquinho de déficite de atenção, de hiperatividade, embora nada que seja tão persistente e tão pertubador para a gente e para quem convive conosco.

Acho que no google vc encontra a página da associação brasileira de TDAH.

=)

Anônimo disse...

Mas claro que ainda existe a possibilidade de eu estar sendo enganado pela Associação... (se por ventura ela fizer parte do lobby das indústrias farmacêuticas? Too much conspiracy?)

`=/

tatiana hora disse...

kkkkkkkkkkkkkkkk
Com a palavra, o médico!

bem, você que sabe, eu não entendo nada disso =)

vai ser psiquiatra?

tatiana hora disse...

kkkkkkkkkkkk
acabei de ver que eu escrevi DAA ao invés de DDA!!! eu sempre confundo DDA com DAA!!! dá-lhe ufs!
corrigido!

Anônimo disse...

kkkkkkkkk!!
Nem médico, nem psiquiatra - se bem que eu pensava em ser psiquiatra. Mudança de curso. Farei parte de outra classe tão prestigiada, quanto severamente criticada: Direito. uhh..

Po, outro dia desses eu li sobre DDA (dá-lhe UFS! kkkk). Coincidência vc postar justo sobre isso! Se bem que não foi foi especificamente sobre isso, mas vc entende..

ps. Eu acho que te conheço, não?

tatiana hora disse...

pô, cara, fale sério que você vai fazer Direito? ou seja, ainda vai ser doutor kkkkkkkkkkkk
né não =P

mas você tem cara de médico, sério, especificamente de psiquiatra.

conhece sim, claro.

Tudo disse...

Eu tenho saudades de um tempo que criança era peralta, corria muito de uma lado prá outro, gritava, quebrava coisas .... e isso tudo era aó "coisa de criança".

Será que o excesso de conhecimento está nos tolhindo a naturalidade (e seu lugar mais cinfortável: a infância?)

:(

Anônimo disse...

Leu a reportagem da Época, né?

Triste... :(

Sr. Eulálio disse...

Querida Dunya.

Minha atual luta é contra um diagnóstico de TDAH feito a mim, por uma psicóloga e uma neurologista. Não me dou por vencido, resolvi pesquisar tudo o que é possível e ainda travo lutas contra o diagnóstico.

Entendo seu ponto de vista e até concordo com ele, mas é delicado, pois é como dizer a um asmático que aquilo ali é psicológico. (Os brônquios do camarada estão REALMENTE fechados, embora a origem seja psicossomática).

Fiz e faço experiências com medicação, e de fato funcionam. Mas funcionam tanto quanto um bom treino de Aikidô, ou de um acampamento e cachoeira. O que acontece é que existem pessoas que simplesmente não se adequam nesse modo de vida contemporâneo, com tantas informações que exigem atenção robótica. Os artistas portanto sofrem mesmo. E se tentam se adequar a uma rotina de trabalho ou estudo, ou desistem ou entram no jogo.

DDA em adultos é uma merda pois se cria várias "comorbidades" aliadas para vencer os sintomas e problemas. Mas juro a você que não sei onde começa um e termina outro.

Fato é que vivemos numa sociedade com uma disfunção de responsabilidade, que adora apontar e rotular e achar a droga certa para cada mazela mental ou física. Mais fácil é anestesiar ou entorpecer do que enfrentar e resolver. Por isso me considero um guerreiro e não me dou por vencido...

Sr. Eulálio disse...

Deixo um extrato de um livro fantástico (que recomendo!):

"RESISTÊNCIA E AUTOMEDICAÇÃO

Você regularmente ingere qualquer substância, controlada ou não, cujo objetivo é aliviar depressão, ansiedade, etc.? Ofereço-lhe a seguinte experiência:

Certa vez, trabalhei como redator em uma grande agência de publicidade de Nova York. Nosso chefe costuma dizer: invente uma doença. Crie uma doença. dizia, e poderemos vender a cura.

Distúrbio do Déficit de Atenção, Distúrbio de Efeito Sazonal, Distúrbio de Ansiedade Social. Não são doenças, são táticas de marketing. Não foram os médicos que as descobriram, foram os publicitários. Foram os departamentos de marketing. Foram indústrias farmacêuticas.

A depressão e a ansiedae podem ser reais. Mas também podem se formas de Resistência.

Quando nos entupimos de remédio para apagar o chamado de nossa alma, estamso sendo bons cidadão e consumidores exemplares. Estamos fazendo exataemnte o que os comerciais de TV e a cultura pop materialista nos induz a fazer pela lavagem cerebral a qual somos submetidos desde o nascimento. Ao invés de aplicar o autoconhecimento, a autodisciplina, a gratificação protelada e o trabalho árduo, nós simplesmente consumimos o produto.

Muitos pedestres foram mutilados ou mortos no cruzamento da Resistência com o Comércio."

(retirado do livro "A Guerra da Arte", de Steven Pressfield)

tatiana hora disse...

bem, eu acho que é complicado dar remédios que podem viciar uma criança.

o maior problema aí, ao meu ver, é que estamos falando de crianças. elas, que deviam estar correndo, que deviam ter acesso a coisas legais na escola... é muito mais fácil entupir um guri de remédio do que repensar o que é escola, o que é educação, o que é ser pai e mãe.

Anônimo disse...

Coloquei minha identificação como anônimo pq não estou conseguindo me cadastrar. Olha, muito interessante sua postagem, principalmente no sentido de sempre estar informando a ganância desumana das poderosas indústrias farmacêuticas. Mas sobre o TDAH você pecou um pouco e possivelmente isso deve ter acontecido por ignorância no assunto. Já o transtorno de conduta e o transtorno de negação são geralmente comorbidades relacionadas ao TDAH(transtorno de défcit de atenção e/ou hiperatividade) e que vc tb não tem conhecimento. O TDAH não é considerada uma doença e sim uma diferente reação do indivíduo ao ambiente por conta de um desequilíbrio das aminas naturais do organismo(são alguns neurotransmissores e subst. vasoativas)Ex noraepinefrina, dopa, etc. São geralmente crianças com inteligência acima da média mas com baixa intelectualidade. A fisiopatologia da doença já está bem definida por inúmeros artigos cientificos. O uso de Metilfenidato no Brasil é regulamentado com devidas precauções e acaba tendo um exelente resultado na minha terapêutica. O tema "hiperatividade" entrou desorganizadamente na boca do povo, que ao ver uma criança bagunceira já acha que pode dar um diagnóstico complicado como esse. Imagine que você tem 15 anos e possue tal transtorno. Então você sempre bateu nos seus coleguinhas de classe, sempre agrediu os adultos(tanto por palavras como fisicamente) e se sente muito mal por ninguém gostar de você. As mães de seus companheiros de classe sempre lutam para sua expulsão da escola, ninguém te chama pra sair, não arruma namorada, briga constantemente com seus pais, agride seus avós e desrespeita as leis com risco de ser colocado num desses abrigos que formam bandidos. Logicamente, isso pode ser um caso puramente social em que a criança pode ter sofrido maus tratos. Porém, pode ser também um caso típico de TDAH, em que o tratamento além de ser psicoterapia comportamental-cognitiva deve ser complementada por metilfenidato(que nunca foi um antidepressivo). Leia artigos científicos confiáveis para lhe abrir um pouco esse universo da psiquiatria e talvez, quem sabe, melhorar seus fundamentos no ramo. TODOS os medicamentos que ingerimos são perigosos, porém, os benefícos devem superar os riscos e malefícios. Um indivíduo que tem TDAH com predomínio de hiperatividade ou misto(tanto H quanto desatenção) que não terá acompanhamento familiar, social e médico, possivelmente por fim acabará desempregado, institucionalizado ou até morto. É a realidade da doença não só no Brasil como no mundo.
Obs: Sou médico interno em Colatina-ES. ernst_med@hotmail.com
Abraços

Anônimo disse...

Para o Sr. Eulálio. Olha, então caso você infarte no coração, tenha um AVE hemorrágico (derrame dos brabos) ou até mesmo uma pneumonia simples, diga ao médico no pronto-socorro que você não aceita nenhum tipo de medicação pois os medicamentos são especulaçoes das indústrias farmacêuticas e que elas não vão levar seu dinheiro. Espero que não haja hipocrisia nessas horas! Seja homem até o final. Morra, porém com honra. Olha, conhece aquela frase de um excelente cantor, um pouco megalomaníaco porém inteligente, que dizia assim: "tem gente que passa a vida inteira travando a inútil luta com os galhos/ Sem saber que é lá no tronco/ Que está o coringa do baralho."
Eu prefiro jogar o jogo deles porém sem me intorpecer totalmente. Não sou hipócrita pra falar que não é necessária a indústria farmacêutica, que gasta 10 vezes mais em marketing que em pesquisa. Sou um ativista que luta para que elas tenham uma melhor regulamentação no marketing e na ética em pesquisa. No Brasil, por exemplo, os filhos da puta são aqueles do poder judiciário e legislativo, que são constantemente "premiados" por indústrias farmacêuticas por manter a democracia num bando de analfabetos (falsa democracia). Se tais empresas tivessem freios, tanto por leis internacionais quanto nacionais, elas não seriam tão odiadas por mim. Esses malditos judeu compram a moral de muitos em nome de Deus...
ernst_med@hotmail.com

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

Anônimo disse...

[url=http://www.nust.org.uk/sjp/]Generic Cialis 20 mg[/url]

Anônimo disse...

http://www.myboyisanidiot.com/question/elk-online-payday-loan-sip-chelseas-plough-unbecoming-contaminate-stockbroker

Anônimo disse...

Payday Online Loans http://www.legitpaydayloansonline3.com/ Fundpopog [url=http://legitpaydayloansonline2.com/]Payday loans online[/url] Stype payday loans online Payday loans online If you want to buy a big-ticket item on credit advance types of charges as you pay them back (for example interest)!

Anônimo disse...

Payday loans online http://www.legitpaydayloansonline2.com/ Fundpopog http://legitpaydayloansonline3.com Stype [url=http://www.legitpaydayloansonline3.com/]payday loans online[/url] Payday loans online We dedicate our self to help you in borrowing business and the strength of your lawsuit.

Anônimo disse...

online payday loan http://www.legitpaydayloansonline3.com/ Fundpopog Instant Payday Loans Online Stype [url=http://www.legitpaydayloansonline3.com/]online payday loan[/url] http://www.legitpaydayloansonline2.com These loans america, credit his/her bank bank will go with a site that i liked the look of e.