sexta-feira, junho 30, 2006

Segure bem o vaso!

Tava estudando uma apostila da disciplina eletiva que peguei, Introdução à psicologia do desenvolvimento, e achei uma coisa muito interessante.

Nosso pensamento funciona através de imagens e de signos adquiridos socialmente. Imagine a seguinte situação, você tá segurando um vaso prestes a cair e eu quero evitar que isso aconteça. O que deve ser dito?

a- NÃO QUEBRE O VASO!

B- SEGURE BEM O VASO!

E aí, escolheu qual alternativa? Vamos lá.

Já que nossas representações mentais são imagens, quando eu digo Não quebre o vaso, você já imagina, de forma muito rápida, que está quebrando. Se eu digo, Segure bem o vaso, você pensa que está segurando o objeto com força, e que não vai deixá-lo cair de forma alguma.

Daí pensei uma coisa. Tá aí porque costumamos adorar o que é proibido. Quando uma mãe fica enchendo o saco, filha, não dê não, não fume maconha, a menina vai e... ram ram, enfim.

3 comentários:

Tudo disse...

eu escolhi: SEGURE BEM O VASO, pois pensei que dizer quebrar podia causar insegurança.

hahaha ... adorar o que é proibido é gostoso!
:-)

Anônimo disse...

ahhh. ai, sarah, vc perdeu a graça da coisa: Vc pensou. Não é pra pensar, eu acho. No fundo tá medindo seu comportamento subconsciente...

pode rir disse...

Eu sou tão lerdo que era capaz de só falar alguma coisa depois que o vaso já tivesse caído...