segunda-feira, maio 22, 2006

Da História

Ele deu um passo à frente e parou junto à mesa. Seu maxilar inferior pendeu um pouco para o lado em dúvida. É isso a velha sabedoria? Ele espera ouvir alguma coisa de mim.

- A história- disse Stephen – é um pesadelo do qual estou tentando despertar.

Do campo de esporte dos meninos ouviu-se um grito. Um apito estridente: gol. O que aconteceria se esse pesadelo desse um pontapé de volta na gente?

- Os caminhos de Deus são os nossos- disse o Sr. Deasy.- Toda a história da humanidade se move em direção a um grande alvo, a manifestação de Deus.

Stephen sacudiu seu polegar em direção à janela, dizendo:

- Isso é Deus.

Hurra! Ai! Rrhiiiii!

- O quê?- o Sr. Deasy perguntou.

- Um grito na rua- respondeu Stephen, sacudindo os ombros.


Do capítulo Nestor, de Ulisses, de James Joyce.

Essa é, certamente, uma das passagens mais bonitas do livro. Não se trata para mim de um livro difícil e grande que esnobo ter lido. Mas de uma obra que me fez rir (sim, rir, há coisas engraçadas!), chorar, que me emocionou como nenhuma outra. E não acredito que só uns poucos privilegiados “intelectuais” possam lê-la. Basta ter sensibilidade e se envolver com um narrador que brinca com você. Porque assim como a história não é feita somente pelos grandes personagens, pela classe dominante, mas é feita por todos nós, como afirma Stephen, a arte não pertence a uma elite, senão não é arte, é propriedade. A arte é libertação. Recomendo.

5 comentários:

tatiana hora disse...

eu também não sei explicar o que é arte. mas dizem que não existe conceito pra arte.

eu só acho que toda arte autêntica é libertária. liberdade no sentido de nos levar à reflexão, ao invés de ficarmos amarrados aos conceitos impostos pela cultura, de nos conduzir a desvendar a realidade, e não de interpretá-la segundo o discurso dominante,e de a gente se reconhecer enquanto sujeitos. e arte envolve a criação do autor, e a nossa criação junto com o autor.

Tudo disse...

BOA RECOMENDAÇÃO ....estava procurando um livro muito interessante prá ler ... vou procurá-lo.

Muito bom o que vc comentou ... irretocável!

;-)

tatiana hora disse...

tava discutindo com uma amiga minha sobre liberdade ontem. sabe que eu às vezes me pego sem acreditar em liberdade? é uma longa história, mas tudo começa o fato de as relações humanas se basearem em relações de poder. mas a grande questão é o que é liberdade.

Anônimo disse...

Duas coisas legais:
1-A coisas que a angusia da falta é maior que a alegria da posse, nisso me refiro a liberdade, amor...
2- "arte é a tentativa de transformar em eternidade elementos feitos de fugacidade e trânsito..." (Juan Onetti)

Anônimo disse...

1 - ha ....