domingo, setembro 10, 2006

Political view

Passeando pelo orkut através do meu fake, descobri uma comunidade interessante. O Que é Very Libertarian, e na descrição "vamos explicar às pessoas de esquerda no orkut o que quer dizer very libertarian". No fórum, esquerdistas diziam que o termo se referia a marxistas e anarquistas, e direitosos afirmavam veementemente que tratava-se de uma nomenclatura para liberais ao extremo, seguidores ferrenhos de Adam Smith e companhia limitada. Algo me instigou: por que no orkut não há nenhuma definição política adequada à esquerda?

As opções para o ítem visão política são conservador de direita, muito conservador e de direita, centrista, esquerda liberal, muito liberal e de esquerda, libertário, libertário ao extremo, autoritário, autoritário ao extremo, depende e apolítico. Agora me diga: e desde quando existe esquerda liberal? O liberalismo não é de direita?

As únicas opções que podem ter alguma coisa a ver com a esquerda são libertário e libertário ao extremo. Entretanto, esse libertário, afinal, se refere aos que igualam libredade de empresa e liberdade do cidadão, ou aos anarquistas, marxistas, etc? É complicado.

Eu até então me definia como libertária, mas não vou entrar aqui no mérito da minha visão política, que não se encaixa nem na esquerda, nem na direita, nem no centro, nem na apoliticidade. A questão é: simplesmente não há nenhuma opção no orkut adequada à esquerda. O que existe são variações da direita.

Agora a pergunta: por quê?

7 comentários:

Danilo disse...

Não deixa de ser engraçada a nossa mania de criar clubinho pra tudo. Esquerda, direita, centro, lateral, centro avante, tém até zagueiro. É um baba.

Anônimo disse...

É, eu procurei anarquista lá e não encontrei =/

tatiana hora disse...

oxente, e você é anarquista? dessa eu não sabia...

Anônimo disse...

Ah sim, o Estado é uma máquina de criar problemas... Melhor fosse se não houvesse nem governo nem governados... Mas, enfim...
Se eu não for anarquista, outra coisa também não sou... fico não sendo nada.

mauro disse...

Esquerda liberal é a social democracia - a que o PT tá entrando di cum força.

Genifer! disse...

To bege gente!! Nunca avia reparado a observação do nosso amigo aqui. Pq raio não tem "esquerda" no orkut e sim só suas variações.??????

Devemos reclamar.

E eu concordo com o anarquismo.
Sou de esquerda até onde sei, mas no orkut estou como libertario ao extremo.

hehehehehe

Confusão.
bjuu

Diego disse...

o liberalismo não é antagônico a esquerda e sim ao autoritarismo econômico por parte do Estado.

por favor, limitem suas opiniões a votação do BBB, mantenham a "visão política" em branco no orkut.