terça-feira, setembro 26, 2006

Doutor é quem tem doutorado

Eu perco a minha paciência! Se tem uma coisa que me irrita é essa história de chamar médicos, adêvogados e associados de doutores. E desde quando graduados são doutores? Não me venha querer que eu chame gente que só fez ler apostila de faculdade de doutor. ME POUPE!

Esse é o cúmulo da falta de bom senso. Aí tem gente que argumenta: nãaaao, mas quantos anos um médico estuda? Seis! E ainda faz residência! Por isso eles são doutores. Santa Ignorância! Meu querido, existe uma diferença entre um doutor e um não doutor, que você aparenta desconhecer. É simples: um doutor PRODUZ conhecimento, enquanto médicos e adêvogados apenas APREENDEM (quando não decoram mesmo). É uma senhora diferença.

Médico só é doutor se tiver doutorado. Por que ele seria diferente de um graduado em História, Letras, Filosofia? Os médicos ainda têm a desculpa tosca de que estudaram por mais tempo, mas e os adêvogados? Nem isso. Apenas acham que são doutores porque, ora, quem tem muita grana é doutor, não é? Claro, Roberto Marinho tinha uma cadeira na Academia Brasileita de Letras! Então um juiz esnobe que tece interpretações escrotas da lei merece ser chamado de doutor. E dá-lhe ignorância.

Não acho que devemos agora reverenciar pessoas que fizeram tese, ou chamá-los de doutores. Entretanto, é preciso lembrar que eles sim são doutores, e o são porque fizeram uma tese. Mas nem por isso eu devo puxar o saco de doutor nenhum. E tenho dito!

36 comentários:

Anônimo disse...

O título de doutor, pelo menos no caso dos médicos, é um costume com origens na antiga formação médica. Não saberia precisar exatamente, mas parece que até mais ou menos um século atrás os médicos precisavam apresentar uma 'tese' para concluir o ensino superior. O conhecimento daquela época - exíguo, comparado ao que acumulou-se até agora - talvez desse margem maior para a criação do conhecimento.

Eu desconheço o caso das profissões de Direito. Talvez seja pela importância dispensada (injustamente?) a esse proficional, comparada aos 'doutores' médicos.

Por fim, acho bem difícil discutir essa questão de costumes. Eu não vejo o porquê de chamar médicos apenas graduados de doutores, entretanto acabo me referindo a eles dessa maneira por força do hábito. Agora, sem dúvida, recusar-se a chamar de doutor a quem não tem doutorado é uma atividade contestadora de hierarquias, de estamentos - e isso é bom!

Ps. Engraçado, eu tive um déjà vu ou vc já postou alguma coisa parecida com isso antes?

tatiana hora disse...

você teve um déjà vu. agora me diga se você não quer ser chamado de doutor?

Anônimo disse...

Se você soubesse os cursos que eu ando frequentando, talvez achasse que eu realmente quereria. Mas não. E não é por humildade! Talvez porque eu não tenho tino pra autoridade...

Se vc quer saber, alguns amigos realmente me chamam de doutor. Doutor de quê?... nem queira. kkkkKK!

Anônimo disse...

"Entre Rinhas de Cachorros e Porcos Abatidos", um pulp de Ana Paula Maia sobre a simplicidade humana. =D

http://www.folhetimpulp.blogspot.com/

Anônimo disse...

Também concordo com o dito no post original por dunya e me reovlto quando tenho de ouvir algo do tipo ou ver um médico (graduado) se apresentar como doutor, usar o TÍTULO em seu consultório ou algo do tipo

Faço Direito na UFJF e não tenho a mínima pretensão de ser chamado de Doutor, antes de ter o título - se o tiver um dia (ou em se tratando de "doutor" no sentido de conhecedor, sábio em alguma matéria - também, se um dia vier a ser)

Minha indignação é tamanha, pois, percebo a prepotência e arrogância de alguns médicos em minha cidade e sei que não se trata de um regionalismo, pelo contrário, vem se tornando uma regra - o mesmo servindo para alguns ramos jurídicos.

Ter consulta marcada para as 3:30 e ser atendido antes das 4, hoje em dia, é ter muita sorte! Ou, é claro, ser amigo do falso doutor (prática muito comum) Atraso, é uma coisa, porém, isso se tornou básico... é um absurdo! É, no mínimo, uma falta de respeito com o ser humano (por cuja vida eles, supostamente, zelam)!

Como chamar de doutor alguém com tamanha falta de compromisso? Falta de respeito ao ser humano?

Usar da medicina uma forma de vida é uma coisa, usar pescoços de degrau, deixar morrer quem não tem dinheiro...bem, qualifique cada um como quiser

Diog=o que me desculpe, mas estudar mais tempo não é desculpa e, nenhum dos argumentos apresentados por ele, para mim, o são. Todos or profissionais (com 2 ss, ok?), meu caro, têm a mesma importância. E, já que você desconhece, a origem do "doutor" para os meus futuros pares advém dos doutores da lei, pessoas que muito sabiam da lei. O tempo passou, as coisas mudaram, mas velhos costumes, equivocadamente, não.

Espero um dia poder ver o fim dessa prática desrespeitosa com as outras profissões e que só representa arrogância e gocentrismo de certas classes profissionais.

Anônimo disse...

É isso aí!! ótimo post, concordo plenamente.

O mundo está repleto de idiotas que não podem nunca brincar de esconde esconde, pois se acham de mais.

Doutor é quem tem DOUTORADO!!
Pro inferno esse médicos e adêvogados cretinos.

Dr. Gilberto Andrade disse...

Eis a resposta, diga-se, com fundamento jurídico e histórico, e não, com conhecimento empírico e por vezes repletos de ressentimentos.

http://recantodasletras.uol.com.br/textosjuridicos/129934

Anônimo disse...

Ahaha, comparar medicina cuja grade curricular gira em torno de 10 mil horas (sem contar as residências de 5-6 ou mais anos) com esses outros... que nem chegam a metade... me poupe!
Mas o politicamente correto esta na moda (dos medíocres diga-se de passagem)não é?... fazer oque?...
Nos EUA e Reino Unido, da uma olhada no OXFORD DICTIONARY (se souber inglês é claro!) e veja que doctor é o termo usado para quem fez medicina; países bem mais desenvolvidos que esse não é? Harvard, Oxford, Cambridge, John Hopkins ( e as teses de doutoramente defendidas lá!) que o digam!

Unknown disse...

sobre um comentario acima que cita que o curso de medicina tinha que defender tese até tempos atras, esclareço que esse comentário é extremamente errôneo pq em todas as faculdades hoje em dia, os estudantes obrigatoriamente tem que fazer monografia ("tese" que o artigo acima cita- que sabemos bem que não é tese e sim monografia)
o que muda é que a medicina , como o direito é uma profissão muito antiga, e as outras profissões surgiram muito depois.
e antigamente na grecia antiga e roma qualquer pessoa que tivesse um pequenino conhecimento se destacava muito entre os outros muitos ignorantes da época, dai a explicação para a medicina e advogados serem chamados de doutor até hoje...
Agora sobre o outro comentario que cita a carga horaria como motivo de defesa do uso de doutor por médicos é a explicação mas sem conhecimento que já vi, pq carga horaria não significa conhecimento nem titulos, e principalmente que residencia não da titulo pra ninguem, independente de ser residencia em medicina, enfermagem, psicologia. o que da titulo a alguem é pós graduação ( titulo de especialista) mestrado (titulo de mestre) e doutorado (titulo de doutor)
agora as residencias são apenas para esse profissional pegar pratica na sua area de atuação, o que confere depois o titulo de especialista na medicina é a aprovação na prova de especialista e não simplesmente a residencia.

JN disse...

A origem da celeuma é a seguinte lei:

LEI DO IMPÉRIO DE 11 DE AGOSTO DE 1827, que cria dois cursos de Ciências Jurídicas e Sociais, introduz regulamento, estatuto para o curso jurídico e, em seu artigo 9º dispõe sobre o Título (grau) de doutor para o Advogado.

“Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o gráo de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem com os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes.”

Segundo a lei em pauta (e ainda vigente), o título de Doutor é destinado ao bacharel em direito que se habilitar ao exercício da advocacia conforme os requisitos destinados

Unknown disse...

posso afirmar com absoluta certeza e comprovação científica que é extremamente errado chamar um
médico, advogado, juiz, promotor, dentista etc de doutor.


sobre discussões que encontramos na internet não preciso nem falar, pq todos os comentários são contra isso, a não ser se o comentário foi feito por uma dessas 2 categorias profissionais. (medicos e advogados)

e que doutor é um titulo academico quando a pessoa consegue produzir algo de novo na ciencia e é capaz de fazer qualquer pesquisa sozinho e nenhum curso de bacharel faz isso (não podemos nem comparar)

e que o uso de doutor que erroneamente é usado para esses profissionais por um costume cultural e popular, é somente usado em paises subdesenvolvidos e outros paises com idioma portugues. (devido mais uma vez aos "erros" desse idioma- comprovado por prof doutores em letras) dai a explicação que os dicionarios não estão "certos" quanto a esse sentido, pq explicam a palavra na sua maneira popular.

e que também existe um desvio da lingua inglesa que nesse idioma os profissionais médicos são doctor na tradução, doctor não é doutor de maneira alguma, a tradução é medico, e como sempre copiamos tudo dos americanos, copiaram até isso para ser usado como pronome de tratamento (santa ignorancia hein?)


e que em paises desenvolvidos, nenhum desses profissionais são chamado s de doutores (nem medicos, nem advogados, nem engenheiros, muito menos juizes, promotores e delegados!!!!!!!!!!!)

são chamados de doutores somente se tiverem feito doutorado!!!!!!!!! pode pesquisar e comprovar!!!!!

ai esta mais uma vez a ignorancia de paises pobres, população sem conhecimento, que não sabe de nada e acha que essas coisas erradas são certas....


agora diante de que estou enviando que resumo toda a minha pesquisa , peço que vocês analisem melhor seus conceitos e se possivel mude-os... pois vcs estão totalmente enganados quando afirmam que médicos e advogados são doutores... me polpe por favor!!!!
realmente não posso negar que essas 2 categorias são chamadas de dr., por causa dos costumes e falta de conhecimento de um pais subdesenvolvido como o Brasil, que qualquer um é doutor, MAS QUE NÃO É CERTO NÃO É... NEM TEM O QUE DISCUTIR...
A UNICA COISA QUE COMPROVA ISSO É O ORGULHO DESSAS 2 CATEGORIAS QUE ACHAM QUE ESTÃO CERTAS, MAS NÃO TEM NENHUM ARGUMENTO CIENTIFICO E CORRETO PARA ISSO...(só o orgulho mesmo)

e cito um exemplo relacionado para confirmar isso:
ex: ENFERMEIROS SE IRRITAM QUANDO TECNICOS E AUXILIARES SE ACHAM DIGNOS DE SEREM CHAMADOS DE ENFERMEIROS SEM TER O TITULO PARA ISSO, E TENHO QUE CONCORDAR QUE A POPULAÇÃO TAMBÉM OS CHAMAM DE ENFERMEIROS, (POR DESCONHECIMENTO/ IGNORANCIA) MAS QUE SABEMOS QUE ISSO É EXTREMAMENTE ERRADO, PQ O FAZEM DE MANEIRA ERRONEA E SEM CONHECIMENTO, DEVIDO A UMA CULTURA POBRE E SUBDESENVOLVIDA EM TODOS OS ASPECTOS,

A PARTIR DESSE EXEMPLO PERGUNTO, É CERTO SEREM CHAMADOS DE DOUTORES??? USANDO UM TITULO QUE NÃO POSSUEM??????? COM CERTEZA NÃO.........


MAS FAZER O QUE NÉ? É BRASIL!!!!!!!!!!

OBS: MUDEm SEUS CONCEITOS ERRADOS HEIN?

Anônimo disse...

Impressionante essa sua revolta com tanta ignorância.
Antes de falar tanta bobagem, procure estudar um pouco a história; o titulo de doutor iniciou-se muito antigamente, na época do império romano, título este dado aos estudiosos da ciência jurídica e filosófica da época.
Em outro aspecto, para os advogados, o título é garantido por lei.
Ainda, apenas por debate, como dito por alguns dos infelizes que aqui postaram, os advogados criam teses, e diariamente, procure acompanhar o Superior Tribunal de Justiça e Supremo Tribunal Federal, onde muitos entendimentos são consolidados após a analise de teses elaboradas por advogados que acabam descobrindo novas perspectivas juridico-filosóficas para os casos debatidos, sendo por fim considerados mais justos e assim, modificados.

Por tanto, antes de falar mal do seu próprio pais, julgando-o como subdesenvolvido, enaltacendo os paises de primeiro mundo, tente ao menos copiá-los no bom aspecto, e estude antes de falar tanta merda.

Um grande abraço do seu companheiro do terceiro mundo.

Anônimo disse...

NÃO É REVOLTA, MUITO MENOS IGNORANCIA... RSRSRS KKKKKKK
EU QUE DIGO PARA O COMENTÁRIO ACIMA PARA ESTUDAR ANTES DE FALAR TANTA BOBAGEM!!!!!!
O TITULO DE DR É GARANTIDO POR LEI NÃO SÓ PARA ADEVOGADOS, MAS PARA MUITAS PROFISSÕES (HOJE TODAS AS PROFISSÕES DA AREA DA SAUDE USAM O DR SE QUISEREM)
PODE ATÉ SER QUE ADEVOGADOS INVENTAM MUITAS COISAS, MAS NÃO SÃO TESES DE MANEIRA ALGUMA O QUE ELES FAZEM... NÃO VEM ME FALAR ESSAS BOBAGENS SEM ESTUDAR ANTES!!!!
ENTÃO AO COMPANHEIRO DO TERCEIRO MUNDO QUE ACABOU DE COMPROVAR QUE REALMENTE É DO QUARTO MUNDO, RECOMENDO QUE COMECE A ESTUDAR UM POUCO MAIS ANTES DE FALAR O QUE NÃO SABE!!!!
E NÃO É FALAR MAL DO PAIS, É A VERDADE QUE ACONTECE E A MAIORIA DAS PESSOAS VÃO ACREDITANDO NESSAS PESSOAS QUE INSISTEM QUE SÃO DOUTORES A TODO CUSTO (PELA LEI DA RAINHA LOUCA ETC)
O NOSSO PAIS FICA CADA VEZ PIOR, NÃO PQ ESTOU JULGANDO O BRASIL COMO SUBDESENVOLVIDO (QUE REALMENTE É) E ENALTECENDO OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO, MAS PRINCIPALMENTE PQ TEM PESSOAS QUE INSISTEM QUE SÃO DOUTORES (DA IGNORANCIA TALVEZ)QUE DEVERIAM COPIAR OS PAISES DE PRIMEIRO MUNDO NO BOM ASPECTO ( DA NÃO IGNORANCIA DO USO DO DR E INVENÇÃO DE QUALQUER COISA SER CONSIDERADA TESE)
UM ABRAÇO

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

ADEVOGADO? PELO AMOR DE DEUS. DEPOIS DISSO NEM VOU PERDER MEU TEMPO LENDO SEUS ARGUMENTOS.

VÁ ESTUDAR FILHA.

CRITICAR É FÁCIL, O DIFÍCIL PELO VISTO É ESCREVER CORRETAMENTE.

Anônimo disse...

SEI MUITO BEM ESCREVER CORRETAMENTE, ESCREVO MUUUUITO MELHOR QUE VOCÊ!!!!!!!!!!!!!!!
E COM CERTEZA VOCÊ NÃO TEM O MEU NIVEL DE ESTUDO!!!
A FORMA DE ESCREVER ADEVOGADO FOI PARA EXPLICAR QUE A MAIORIA É SEMI ANALFABETA, (PARA FALAR O PORTUGUÊS CLARO) OU SEJA USA O "DOTO" PARA OS ADEVOGADOS MESMO, PQ DEPOIS DOS COMENTÁRIOS ACIMA ACHO QUE A PALAVRA PODERIA SER MUDADA PARA ADEVOGADO MESMO E NÃO ADVOGADO, FICARIA MAIS DE ACORDO COM OS "DOTÔ".
AGORA FILHINHO QUEM PRECISA ESTUDAR É VC, QUE NEM CONSEGUIU ENTENDER A FORMA QUE TINHA ESCRITO.
RSRSRS
QUE NO FUNDO ESTAVA "TIRANDO SARRO".
E NÃO É CRITICA, É UMA REALIDADE DIFICIL DE SER ACEITA!!!

Anônimo disse...

As pessoas deviam aprender a respeitar um pouquinho a profissão dos demais. Analfabeto tem em todo lugar. Seja qual for a profissão. "ADÊVOGADO" não aconheço. Conheço o advogado, que passa seus 5 anos na faculdade e que infelizmente, concordo, é ,na maioria das vezes, desrespeitado por uns e outros que sujam nossas imagens. Agora veja bem se vc não está se referindo a vc msm. Pois pra se formar e exercer a profissão é preciso muita garra e muito estudo. Se na sua cidade não precisa, fazer o que.

Anônimo disse...

fiquei espantada com os comentários que li acima!
Mas concordo que deve-se respeitar mais todas as profissões, pois todos passam seus 4, 5 ou 6 anos na faculdade... e sempre acabamos sendo desrespeitados, não só advogados, mas também dentistas, fisioterapeutas, enfermeiros, professores, biólogos etc
Acho que não precisava se referir aos advogados como analfabetos, pois pessoas sem conhecimento da sua profissão existem em todas as áreas.
Mas uma coisa que também é falta de respeito com as outras categorias profissionais é o uso do DR. por algumas pessoas que só possuem o título de Bacharel.
e ainda ensistem em colocar o DR. nos carimbos, placas, letreiros... etc
além de desrespeito com os outros, acho ridículo...
Sou dentista e me envergonho quando algum dentista usa o DR. na frente do nome.
como também quando vejo um médico, advogado, fisioterapeuta, usando o Dr, sem ser doutor!

Anônimo disse...

o certo seria se advogados e médicos ao serem chamados de DR. por qualquer pessoa falassem o seguinte:
"Eu não sou Doutor, por favor me chame de Senhor ou pelo meu nome, pois doutor é só quem fez doutorado"
Mas o orgulho é enorme! em usar um titulo que não possuem...

Anônimo disse...

Médico, advogado, mendigo, pessoas mortas ou até mesmo seu cachorro são doutores apenas se tiverem feito doutorado!

Anônimo disse...

Médicos e advogados escrevam para mim (gli@gmail.com.br) e vejam como adquirir o seu tão sonhado DOUTORADO!

Karina disse...

Tenho uma sugestão, já que os famigerados advogados, medicos, dentistas nao querem largar o título de doutor, e que, hoje em dia, qualquer guardador de carro chama o motorista de "doutor".
Sugiro denominar que faz doutorado de Phd (em ingles mesmo). Quero ver um desses profissionais medianos se dizerem Phd em alguma coisa!!!!!

Caio disse...

VOCÊS PRA MIM SÃO TODOS OTÁRIOS ,
EU ESTOU FAZENDO DIREITO E SEREI DOUTOR SIM CARALHO , PRA ISSO QUE EU ESTOU ESTUDANDO E AS PESSOAS QUE DIZEM QUE NÃO SOMOS DOUTORES É
PORQUE OU NAO SÃO MERDA NENHUMA , OU SÃO MULHERES COM FALTA DE ROLA .
EU SOU DOUTOR E ACABOU-SE !!!!!!!

Anônimo disse...

leia o manual de redação da presidência da república:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/manual/manual.htm

ctrl f - doutor:
" Acrescente-se que doutor não é forma de tratamento, e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente. Como regra geral, empregue-o apenas em comunicações dirigidas a pessoas que tenham tal grau por terem concluído curso universitário de doutorado. É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina."

joana

Anônimo disse...

PESSOAL QUE PALHAÇADA ESSA HEIN!
AO SENHOR QUE FALA QUE VAI SER DOUTOR POQUE ESTÁ FAZENDO DIREITO, SINTO TE DIZER COMPANHEIRO MAS ESTÁ FAZENDO PAPEL DE RIDICULO... SÓ PORQUE ESTÁ FAZENDO UM CURSINDO DE DIREITO... ME POUPE... E PARA SEU INTERESSE AS PESSOAS QUE AQUI ESTÃO ESCREVENDO MEU BEM, TEM INSTRUÇÃO QUE TALVEZ VC JAMAIS TERÁ NESSA SUA VIDA E NEM EM OUTRA REENCARNAÇÃO, E QUEM DEVE ESTAR COM FALTA DE UM PAU BEM GRANDE É VC SEU VIADO COLORIDO, VAI SER DOUTOR LÁ COM SEUS BOIOLAS PQ QUEM TÁ PRECISANDO DE ROLA OU NÃO É NADA DEVE SER VC MESMO...

Anônimo disse...

É costume designar por doutor os bacharéis, especialmente os bacharéis em Direito e em Medicina."...

GENTEEEEEEEEEEEE ME POUPE.......
PEGAM UM TEXTO DESSE PARA POSTAR AQUI, SÓ O BRASIL MESMO... O POVO SEM CULTURAAAAAAAAAA... SERÁ QUE EXISTE UM "MANUAL" DESSE EM OUTRO PAIS SEM SER O BRASIL???? COM CERTEZA NÃO, SÓ AQUI QUE QUALQUER, MEDICO E ADVOGADINHO SÃO DOUTORES... AFFF!!!

Anônimo disse...

“Doutor só se tiver doutorado, esta recomendação serve, para qualquer profissional.” pessoas que se dizem doutoras “lei Federal nº. 9.394 / 1996, só no Brasil mesmo, que tem costumes que não trazem nenhum beneficio para comunidade, e não são mudados e leis pré-históricas que insistem que estão em vigor. Hohohohohoho Brasil

Anônimo disse...

Artigo:

Os casos de inconformismo com o adequado tratamento pessoal neste país tem tomado proporções desmesuradas ultimamente, como foi o recente caso não isolado de um magistrado carioca que pretendendo obrigar o porteiro de seu prédio a lhe chamar de doutor, recorreu à Justiça. Ao recorrer para tal desiderato, teve seu pedido em primeira instância julgado improcedente, inobstante haver o postulante invocado um secular decreto Imperial de 1o de agosto de 1825, que criou os cursos de Ciências Jurídicas no Brasil, o qual havia conferido aos bacharéis de Direito o título de doutor. Houve apelo ao TJRJ para tentar reverter a decisão que não acolheu o tratamento cerimonioso em pauta. Evidentemente que não haverá resguardo ao citado diploma legal uma vez que este decreto não foi recepcionado pela atual Constituição por afrontar o tão proclamado princípio da igualdade.
Etimologicamente, o vocábulo doutor procede do verbo latino docere que significa ensinar, trazendo em sua raiz o trabalho intelectual acadêmico como inspiração. Não é sinônimo de simples graduação ou alguma prática clínica ou jurídica. Da mesma família é a palavra docto ou douto que significa instruído, sábio, hábil. Há várias fontes que podem ajudar a elucidar o dilema como a histórica, os usos e costumes, a legislativa, inclusive a própria bíblica como se observa em Mateus, capítulo 23:1-7; 23-27 ou até mesmo a prática da concessão de alguns títulos concedidos a certas figuras exponenciais como Roger Bacon por seus conhecimentos de filosofia e ciência, Santo Tomás de Aquino etc. Mas não são tão eficientes e elucidativos como o artigo 53, VI da lei de Diretrizes Básicas da Educação (LDB), muito embora seja preciso saber dimensionar a questão. Nesta linha de raciocínio o dicionário Aurélio Buarque de Holanda é bastante esclarecedor ao nos orientar neste sentido: “É aquele que se formou numa universidade e recebeu a mais alta graduação desta após haver defendido tese em determinada disciplina literária, artística ou científica.” Assim, doutor não é forma de tratamento vulgar, mas título acadêmico utilizado apenas quando se apresente tese a uma banca e esta julgar o candidato apto e merecedor através de suas qualidades e sabença, poder ostentar o título, portanto, “doutor” não é forma de tratamento e sim título acadêmico. Evite usá-lo indiscriminadamente!
No Brasil, esta forma de tratamento vem sendo utilizada de maneira errônea e indiscriminada, geralmente associada ao status de um indivíduo. Seu uso adveio de algumas profissões e cargos que se intitulavam - umas mais nobres que as outras - como observou Marilena Chauí, naquilo que esta autora chama de “cultura senhoral”, o que desenvolveu em nossa cultura um fascínio pelos signos de poder e prestígio, como se depreende do uso de títulos honoríficos sem qualquer relação com a possível pertinência de sua atribuição.
Silney Alves Tadeu
Professor da UFPel

Marcelo Fossa da Paz disse...

Aainda vejo a insistência dos advogados em relação à suposta não revogação da lei de 1827.

Ainda que não tivesse sido revogada e, portanto vigente quero transcrever ípsis literis o único artigo que fala sobre o título de doutor:
"Art. 9.º - Os que freqüentarem os cinco annos de qualquer dos Cursos, com approvação, conseguirão o gráo de Bachareis formados. Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos, que devem formar-se, e sò os que o obtiverem, poderão ser escolhidos para Lentes."

Portanto "Doutor é quem tem doutorado" será que dá pra ser mais claro??? Saber interpretar uma lei é OBRIGAÇÂO de um advogado. Usar esse argumento para validar o uso do título acadêmico "Doutor" como "pronome de tratamento" (asmem, Doutor nunca foi pronome de tratamento) é RIDÍCULO!!!

Anônimo disse...

Por favor, leiam esse link:
http://www.jusbrasil.com.br/noticias/1682209/doutor-e-quem-faz-doutorado

aqui tudo se elucida e Pasmem, foi escrito por um advogado bem experiente e, um dos poucos conscientes...

Anônimo disse...

"Haverá tambem o grào de Doutor, que será conferido áquelles que se habilitarem som os requisitos que se especificarem nos Estatutos"

Ora não seriam esses estatudos as leis de diretrizes e bases da educação do MEC que ditam explicitamente que doutor é um título acadêmico conferido por uma IEF (Instituição de ensino Superior), num curso "strictu sensu" chamado Doutorado e que é concedido perante a avaliação de uma banca composta também por doutores (e aqui não dizemos adEvogados nem médiCÚs).

Tente prestar um concurso para uma universidade cujo pré requisito seja doutorado com seu diplominha nojento de medinina ou direito...

kkk como tem gente desesperada para ser o que não é!!!

DOUTOR É QUEM TEM DOUTORADO, NINGUÉM MAIS!!!!

ÔÔÔO Povinho ignorante esse do Brasil!!!!

Anônimo disse...

KKKKK,

Nunca vi em uma gramática o "Pronome de tratamento" Doutor.....



Como tem gente ignorante!!! Adorno!!! kkkkkk

Como Advogado inventa factóide para justificar seu desejo de aparecer... kkkkkkkkkk
Aí encima tem um idiota infantil que dia que é doutor e pronto... kkkkk

RIDÍCULO VC HEIM AMIGO?

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkk

99% dos advogados fazem a má fama dos outros 1% kkkkkkkkkkkkkkkkk

Doutor é somente quem tem doutorado, por isso chamo esse tipo de advogado de adEvogado e de médico de médiCÚ... kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Acredito que o caro colega que usou de palavras agressivas contra uma mulher e que vá defender pessoas futuramente não deva ser chamado de "doutor". Realmente não podemos atribuir tal título para médicos e advogados, pois tal título é atribuído a pessoas que como eu passamos 5 anos na graduação + 2 anos de mestrado + 4 anos de doutorado. Só aí vai 11 anos de para um título como o meu de doutor em química, e atualmente professor em uma Universidade Federal. Para os colegas que insistem em usar uma lei imperial para se titular, só reforço que isso já é passado, estamos no século 21, no qual leis imperiais já não valem e sim títulos atribuídos por instituições renomadas e certificadas pelo MEC.

Anônimo disse...

Acho muito falta do que fazer ficar discutindo o óbvio. Porque é evidente que o corretamente chamado de doutor é aquele que defendeu sua tese de doutorado, agora também é evidente que médicos, advogados e alguns outros profissionais sao chamados de doutores simplesmente por uma questao de hábito, respeito e educação.
Por um acaso alguém se sentiria confortável em ir a uma consulta médica e se dirigir ao .

Anônimo disse...

Voce sabe o que sabe um engenheiro ppara manter voce de barriga cheia ? pOIS BEM SE NÃO FOSSE O CONHECIMENTO E A ENGENHARIA CRIADA MUITAS VEZES FRUTO DE UM OM SENSO, VOCE JÁ TERIA MORRIDO DE FOME.