domingo, abril 16, 2006

Sexo dos Anjos

Um dia desses fiquei surpresa quando uma grande amiga minha me disse: Também, né, você não acredita em Deus! Depois de tantos anos de terços, procissões, missas sem fim, sacramentos, era normal me parecer estranho essa frase. Eu nunca disse que não acreditava em Deus, pelo contrário, entretanto, ninguém acredita na minha fé. E, realmente, ela não existe.

Mas o fato de eu não acreditar em Deus não me dá o título de ateísta. Claro, porque para ser ateísta é preciso ter fé na não existência de Deus. Fé, essa palavra mesmo, porque nem a Igreja nem a Ciência podem provar que Deus não existe.

Está certo, acreditar em Deus dá certa paz, certa segurança ontológica. Já tentei, mas não consigo, não mais. Não obstante, não tenho a fé dos ateus. Eu não acredito em Deus, mas também não acredito que ele não existe.

Eu me sinto indiferente a Deus. Raros são os momentos em que lembro dele, como agora, por exemplo. No mais, eu sou das coisas mundanas. E fico com o Leminski, que disse: Os deuses? Eles que cuidem dos seus assuntos, e eu cuido dos meus.

3 comentários:

Anônimo disse...

Ah, não consigo encontrar uma definição pra mim quanto a isso. Ninguém nunca me apresentou um conceito para 'Deus' que eu aceitasse... e ao mesmo tempo, acredito que exista algo que seja isso, que seja Deus.

Mas no geral, não espero nada dele...

mauro disse...

seria legal se existisse uma Deusa.
Deus é um fundamentalista.

tatiana hora disse...

esclarecendo: eu uso Deus assim com letra maiúscula, mas não me refiro ao Deus cristão. Eu uso assim porque seria uma espécie de nome próprio.