quarta-feira, julho 18, 2007

Wellcome to the jungle


Então eu saio de uma prova em que acabara de escrever sobe maioridade penal, e no ponto de ônibus um guri me chega, oscilando entre os papéis de coitado miserável pedinte e de pequeno malaca.

- Ô moça, me dê dois reais aí pra eu comprar uma passagem pra ir embora, eu tô com uma faca, me dê dois reais aí, eu tô com uma faca, eu só quero ir pra casa, eu tô com uma faca...

Era bem assim mesmo. Depois de cada lamentação era proferida a ameaça. Ok. Não tive medo do guri, apenas não assimilava bem a situação, e vi duas moças que estavam no ponto se afastarem. Logo pensei na ironia do ocorrido, e me lembrei que tinha acabado de fazer uma prova em que eu contestava duramente a redução da maioridade penal.

- Pô, cara, eu não tenho dinheiro não, quer um passe?- e lhe estendi o passe que já estava em minhas mãos enquanto aguardava o ônibus.

- Não, eu quero dinheiro. Cadê? Eu tenho uma faca...

- Hum, apois, tô falando sério. Eu não tenho um tostão furado aqui.

- Ah, então tá bom.

Exatamente no momento em que lhe entreguei o passe, meu tão esperado ônibus chegou.

- Moça- gritou o guri- tchau! - e moveu a mão enquanto sorria.

Tá, era um menino. Não é porque ele ameaçou me cortar que vou começar a ser a favor da redução da maioridade penal. Ele e tantos outros garotos estão mergulhados na merda desde que nasceram, e quando me coloco no lugar de um deles, eu penso: se eu vivesse na rua sendo chamado de trombadinha, apanhando, sendo desrespeitado, vendo aquele povo por trás do vidro do carro me olhar com cara de nojinho, eu teria sangue no olho, eu cheiraria cola, porque a cola seria o único sentido da minha vida.

Aí quando foi um dia desses, estava em outro ponto de ônibus e o mesmo menino veio me pedir dinheiro dizendo que tinha uma faca. Ele pensa que eu sou cheia de dinheiro? Gente, quantas e quantas vezes eu saio na rua com dois passes! Não tenho grana não, caralho! Mas aí lá vem o guri de novo com a mesma conversa fiada, e num ponto próximo àquele onde antes ele já tinha me ameaçado.

Só que dessa vez eu estava com meu namorado. E tipo, num primeiro momento ele apenas disse que não tinha dinheiro, mas quando entendeu que o pirralho dizia ter uma faca, deu a peste nele. Não tem coisa que afete mais o ego masculino do que ver sua namorada ser ameaçada bem na sua frente. Deu no que deu: ele gritou e se aproximou furioso do guri, e então o menino foi parar no meio da pista. Depois, o garoto voltou para a calçada e sumiu pelas ruas após chamar meu namorado de viado umas 10 vezes.
- Ele podia ter se fudido. Podia ter sido atropelado, você viu que ele foi parar no meio da pista?- observou meu namorado, entre a preocupação e a raiva.
- Vi. E um dia ele pode se bater com um cara que lhe dê uma baita surra ou coisa pior.

Antes do menino, meu namorado e eu já havíamos sido abordados por crianças logo na semana anterior. Dessa vez eram três meninos indefesos que estavam vendendo adesivos na 13 de julho tarde da noite, e que pediram nossa ajuda.

- Tem dois guris com pedaço de pau atrás da gente, eles tentaram roubar o dinheiro que a gente juntou dos adesivos- disse o menino que depois descobri ser o mais escolarizado, e que tinha algo de mais polido do que os outros- quer um adesivo?

Vimos que, de fato, havia dois garotos com pedaços de pau escondidos no outro lado da avenida. Meu namorado botou os três meninos no seu carro, e os levamos até o Centro, onde eles disseram que iam pegar um táxi lotação pra ir pra casa, no Bairro Coqueiral. Eram três crianças no centro da cidade repleto de putas, travestis, moradores de rua deitados sob o teto de lojas e bancos, homens misteriosos encostados nas paredes ou andando sozinhos em ruas desertas. Nada contra putas, travestis, nem moradores de rua, só que esse, definitivamente, não é um ambiente para crianças.

Agora eu me pergunto se os meninos indefesos não se tornarão um dia um daqueles que correm atrás dos indefesos com pedaços de pau. Ou serão como o guri que me ameaçou com uma suposta faca que o fazia se sentir o dono da rua. Lembro que tanto os meninos amendrontados quanto o garoto hostil queriam voltar pra casa. Pra que casa? Eles precisam voltar pra casa... Um deles já parecia indeciso entre o papel de pobre vítima miserável e o de vilão. Mas nessa história toda eles aprendem desde cedo que o que vale é a lei do mais forte.


Imagem do filme Cidade de Deus

4 comentários:

Anônimo disse...

Infelizmente, infelizmente mesmo, tudo o que falou é verdade.

A realidade de merda em que vivemos de alguma forma. Uns mais na merda, outros menos. Mas de todo modo, todos nela.

Estava fazendo falta ler alguma coisa tão real. Não me esqueci da sua página, e fiz bem.

Abraços,

Calebe (o extinto Seth Plate, da Palavras dum Anjo Sem Asas)

tatiana hora disse...

obrigadíssima, Calebe!
e quanto tempo!
bom receber sua visita =)

Anônimo disse...

Pois, acho que já ouvi falar desse menino. Me disseram que parecia ter uns 10 anos, embora tivesse uma voz grave, de quem já entrou na puberdade. Será que é ele? Já me contaram diversas piadas sobre isso. =P

Essa questão da maioridade penal me parece pura comoção midiática. O governo deixa de investir em formas de inclusão social e tenta confortar uma classe média aterrorizada com a violência nas ruas. Pode parecer transferência de culpa, mas é precisamente o governo que recebe impostos para tentar solucionar desses problemas. Justo aquelas crianças que precisariam estar na escola são postas em presídios - isso não seria uma forma de exclusão? Claro, a questão não é tão simples assim. Mas nesse ponto a imprensa foi simplesmente patética.

Unknown disse...

só pra dizer que li.
não sei o que comentar.
não há mais o que comentar.