sábado, junho 06, 2009

Yo soy brega


Hoje estava ouvindo a saudosa Elis Regina, a maior cantora brasileira de todos os tempos em minha humilde opinião, quando me dei conta do quanto sou brega. Isso mesmo: BREGA. Frases como "eu hoje me embriagando de whisky com guaraná, ouvi sua voz murmurando são dois pra lá, dois pra cá!" me comovem. Já dizia Fernando Pessoa: todas as cartas de amor são ridículas. E há toda uma magia envolvida nessa breguice sem fim. Acaso me perguntarem qual Chico Buarque eu mais gosto, o político ou o romântico, digo sem um pingo de vergonha que sou apaixonada pelo Chico brega! Aquele que canta "devolva o Neruda que você me tomou e nunca leu! Eu bato o portão sem fazer alarde, eu levo a carteira de identidade... na saideira, muita saudade, e a leve impressão de que já vou tarde!". Em se tratando de cinema, sou fascinada pelo Almodóvar e seus personagens de histórias de amor malucas, que carregam no peito uma paixão visceral. Aliás, o Godard, com todo aquele discurso contra a identificação com os personagens, e o papo de distanciamento bretchiano, não conseguiu me distanciar. Vai ver ele traz mesmo algo novo sobre o amor em filmes como Elogio do amor e Alphaville, num discurso que vincula o amor a uma crítica ao Estado. Só sei que no fim das contas, pra mim há poesia em nosso companheiro de Natal, o Roberto Carlos. O Roberto é gente da gente, ele canta "duvido que ele tenha tanto amor, e até os erros do meu português ruim, e nessa hora você vai lembrar de mim!". Sejam "intelectuais" ou "melosos", pra mim o importante é que eles sejam BREGAS. Porque o brega é sincero!

3 comentários:

Débora disse...

rapaz, fale em ser brega não.. hj eu tava era pensando nisso.. todo lugar que eu vou, qnd o povo me pergunta do que eu gosto, sai horrorizado ou então olhando de rabo de olho qnd eu digo que gosto de calypso, aviões do forró, wando.. qnd eu digo que gosto de roupa cheia de estampa, qnd eu eu danço funk pancadão no meio da galere.. ontem mesmo eu ARRASEI dançando o créu velocidade 5 numa festa que eu fui de penetra.. HAHAHAHAHAHAHA


fia, sabe o que é isso? nós não somos bregas, somos do povão.

tatiana hora disse...

HAHAHAHAHAHA
amiga, somos do povão meeeesmo!!! kkkkkkkkkkkkkkk!!!!

Thito disse...

Nem li o post, mas só pelo título eu comento: tu é brega mesmo.

Kkkkkkkkkk