domingo, outubro 10, 2010
Dilma Kill Bill
Em dado momento do debate dos presidenciáveis na Band, a Ivana Bentes comentou no twitter que a Dilma estava preparada numa versão Kill Bill para este debate. Com treinamento do Pai Mei, espada Hattori Hanzo e tudo!
Pois bem. Eis que devido ao rumo hipócrita, conservador, reacionário da pior espécie que o debate sobre a descriminalização do aborto tomou, eu estava muito P da vida com a falta de comprometimento de um partido como o PT com as pautas dos movimentos sociais. Dilma estava na defensiva, ouviu seus marketeiros, deu uma de religiosa e começou com papinho de direito à vida no horário eleitoral.
E eis que me surge uma outra Dilma. Uma Dilma que tem muito mais a ver com aquela que lutou contra a ditadura militar. Uma mulher guerreira, de pulso forte, que não se deixa dominar.
Dilma simplesmente colocou em pauta o tema do aborto, e disse que sim, o aborto, um problema de saúde pública, não devia ser tratado como caso de polícia. Que havia mulheres morrendo por não encontrarem amparo do Estado. E que o próprio Serra regulamentou o aborto no SUS para casos de estupro.
Mas Dilma não parou por aí. Na abordagem dos mais diversos temas, ela se posicionou nas trincheiras e colocou em pauta temas como privatizações e programas sociais buscando estabelecer uma distinção ideológico-política muito clara entre os dois programas. E isso enriqueceu muito o debate.
Claro que o governo Lula apresenta seus traços neoliberais e Serra soube contra-argumentar nesse sentido. Mas Dilma não poupou afirmações como a de que o governo FHC estava nas mãos dos banqueiros internacionais, contribuindo para uma dívida alarmante com o FMI.
E era justamente isso que eu esperava para esse debate. Sem mais trolólós, termo que ela mesma usou no debate, é preciso levar a sério reivindicações dos movimentos sociais sem ceder a obscurantismos religiosos. E colocar o PSDB no lugar dele: na oposição. Porque Lula aparecer no horário eleitoral do Serra é uma palhaçada.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
(risos)
Perfeito o uso do trololó nesta postagem...
Tu és, definitivamente, minha consultora política preferida.
Obrigado |!
WPC>
Postar um comentário